Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Paraolimpíadas


ogos Paralímpicos ou Paraolímpicos  são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Incluem atletas com deficiências físicas (de,  mobilidade ,amputações, cegueira ou paralisia cerebral , além de deficientes mentais . Realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, Itália , têm sua origem na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares atingidos na segunda guerra mundial
O sucesso das primeiras competições proporcionou um rápido crescimento ao movimento paralímpico, que em 1976 já contava com quarenta países. 



Curiosidade

-Doping

Três atletas em cadeira de rodas observam algo fora do alcance da imagem.
Glenn Ikonen (no canto direito da imagem) foi suspenso por uso de medicamentos contra hipertensão arterial.
Os primeiros casos de doping em Jogos Paralímpicos ocorreram em Barcelona  quando cinco atletas foram pegos nos exames. Em Atlanta nenhum caso foi registrado, mas em Sidney onze atletas foram punidos (dez deles do levantamento de peso).Em Atenas dez atletas falharam nos testes e em Pequim três atletas foram suspensos.











- Fraude

Os Jogos Paraolímpicos de 2000 foram marcados pela polêmica envolvendo os atletas que competiram em eventos para pessoas com deficiência intelectual. Meses após os Jogos, um membro da equipe espanhola de basquetebol alegou que diversos atletas, incluindo ele próprio, competiram mesmo sem serem deficientes.O Comitê Paraolímpico Internacional iniciou uma profunda investigação e concluiu que a alegação estava correta: mais de dois terços das inscrições de deficientes intelectuais foram consideradas inválidas pela comissão investigadora. Como consequência, a Federação Internacional de Esportes para Atletas com Deficiência Intelectual foi suspensa por tempo indeterminado.


Mary Me
A corrida perfeita, a medalha de ouro, o recorde mundial dos 200m rasos na classe T46. Em 22s05, o alagoano Yohansson Nascimento deixou os rivais para trás e experimentou seu momento de glória nos Jogos Paralímpicos de Londres neste domingo. Mas a emoção não parou por ali. Diante do público no Estádio Olímpico, o velocista de 24 anos não perdeu tempo. Deu sua tradicional estrela no chão, sacou um pedaço de papel e mostrou para as câmeras: "Thalita, quer casar comigo?".
Poucos minutos depois da prova, o Spot Tv  colocou o campeão paralímpico em contato com a namorada, por telefone. Os dois mal conseguiam conter a emoção no diálogo, mas foi o suficiente para confirmar o aguardado "sim" de Thalita Yohansson do Nascimento 200m paralimpíada (Foto: Patrícia Santos / CPB)

pedido Yohansson paralimpíadas atletismo londres 200m (Foto: Divulgação)





Nenhum comentário:

Postar um comentário