Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Olimpíadas


Origem dos Jogos Olímpicos
Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus o deu do céu e da terra de acordo com a mitologia , com realização de competições de vários atletas de diferente cidade.
No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do o foram proibidos pelo imperador romano  Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.
Jogos Olímpicos da Era Moderna
No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada os  vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Curiosidades...


Mascote-
Wenlock e Mandeville são os mascotes oficiais das Olimpíadas de Londres 2012. Eles são animações que representam duas gotas de aço. 
Foram desenvolvidos por uma agência britânica chamada Iris. De acordo com seu criador, os mascotes surgiram das duas últimas gotas de aço que restaram da última viga de suporte do Estádio Olímpico de Londres.Os nomes escolhidos fazem referência a duas cidades britânicas: Much Wenlock e Stoke Mandeville. A primeira cidade foi onde ocorreu a Wenlock Games, que serviu de inspiração para o Barão de Coubertin (idealizador das Olimpíadas Modernas). Já a segunda cidade foi onde ocorreram os Jogos Stoke Mandeville, precursor das Paraolimpíadas. 



Bolt o homem mais rapido do mundo -Usain Bolt sempre quis ser “uma lenda”.  Nesta noite de domingo, 5 de agosto de 2012, o jamaicano de 25 anos se tornou, definitivamente, uma lenda.
Com 9,63s  ele venceu os 100 metros, tornou-se bicampeão olímpico, bateu o recorde olímpico por seis décimos e segue sendo o homem mais rápido da história. 
Bolt, o homem que tinha cinco das dez melhores marcas nos 100 metros e seis dos dez melhores tempos nos 200 metros, prova na qual, na classificatória da terça, 7, e na quinta-feira, 9, tentará outro bi olímpico consecutivo.  E inédito.
Bolt, que fala muito – e tem mais é que falar – falou pouco nos últimos meses. Por determinação do seu técnico, Glenn Mills; seu técnico e também do amigo e adversário jamaicano, Yohan Blake, da mesma forma obrigado por Mills a silenciar.
Tocha-A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, pela primeira vez ocorreu uma estafeta de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim, como uma maneira de promover a ideologia Nazista.

Bandeira- A Bandeira Olímpica possui um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Este desenho é simbólico; representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpismo, enquanto as seis cores são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais até o presente momento.

Chama-Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, pela primeira vez ocorreu uma estafeta de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim, como uma maneira de promover a ideologia Nazista

Nenhum comentário:

Postar um comentário